Noel Rosa: poeta da vila, cronista do Brasil, Luiz Ricardo Leitão

R$24.00

Editora Expressão Popular

Fora de estoque

Descrição

Se ainda estivesse entre nós, Noel Rosa completaria em 2010 cem anos de vida. A importância do Poeta da Vila para a música e para cultura popular brasileira pode ser avaliada pelas inúmeras homenagens a que o compositor – precocemente falecido em 1937 – faz jus. Noel foi eleito, inclusive, o tema central do desfile carnavalesco da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel, tradicional agremiação do bairro carioca onde o artista nasceu, viveu e morreu.

Velho admirador do músico, o escritor, tradutor e professor Luiz Ricardo Leitão elaborou um estudo sobre o poeta-cronista Noel, inserindo-o na expressiva galeria dos poetas e prosadores que, por meio de sua obra, têm contribuído de forma decisiva para desvelar o singular processo de formação socioespacial do Brasil. Assim, o ensaio ora publicado, além de tecer breves observações sobre a biografia do artista, associa a sua criação musical à obra de escritores como Gregório de Matos, Machado de Assis e Lima Barreto, todos eles mestres na arte de interpretar o sentido e a formação do Brasil. O livro é dividido em duas partes: a primeira recapitula a vida e a obra musical do Poeta da Vila; a segunda é uma longa digressão sobre os motes explorados por Noel em suas canções, desde os motivos da metafísica amorosa até os prosaicos dilemas da vida cotidiana e as contradições da imprevisível política da nossa Bruzundanga.

 Noel Rosa: Poeta da Vila, Cronista do Brasil representa, sem dúvida, mais uma valiosa contribuição do meio acadêmico para a difusão desse nome extraordinário da MPB, que, não obstante sua notável produção artística, chegou a ser esquecido por mais de uma década pela mídia e intelligentsia nacionais, após seu desaparecimento em 1937. Redescoberto nos anos 50, depois de superado o longo período de autoritarismo do entreguerras no país, ele hoje é reverenciado por todos aqueles que cultivam e promovem a cultura popular brasileira.

Informação adicional

Peso 0.246 kg
Dimensões 14 x 1 x 21 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Noel Rosa: poeta da vila, cronista do Brasil, Luiz Ricardo Leitão”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *