Livraria Antonio Gramsci

   12 de novembro de 2014

 

Comunicação na Antonio Gramsci! 

Nessa edição do Boletim da Livraria Antonio Gramsci você encontra dicas de livros imperdíveis para quem se interessa pelo tema da comunicação. O destaque é o recém lançado Comunicação dos Trabalhadores e Hegemonia, de Vito Giannotti, que está à venda por R$ 25.

Venha conferir o nosso acervo! 

A Livraria Antonio Gramsci fica na Rua Alcindo Guanabara, 17, Cinelândia. Centro do Rio de Janeiro. 

Para mais informações, entre em contato com o email livraria@piratininga.org.br ou pelo telefone (21) 22204623. 

As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen - Michel Lowy

A comunicação dos trabalhadores e hegemonia 

Vito Giannotti

Fund. Perseu Abramo

R$ 25,00

O escritor Vito Giannotti, coordenador do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), está lançando mais um livro sobre a importância da comunicação dos trabalhadores para a transformação da sociedade. Esse tema tem pautado sua atuação e de todo o NPC nos últimos 20 anos, com a promoção de cursos, palestras e seminários pelo Brasil inteiro. A obra apresenta reflexões sobre diversos conceitos, como o de hegemonia, pensado por Marx, Lenin e Gramsci. Também nega veementemente o mito da neutralidade dos meios de comunicação e explica porque considera a mídia o verdadeiro partido da burguesia.

Além de apresentar uma sólida base teórica, oferece dicas práticas aos sindicatos e movimentos populares que desejam construir e aprimorar seus veículos de informação. Aborda, portanto, os meios impressos, rádios, TVs e internet, pensando em como aperfeiçoar desde a pauta até a linguagem e a diagramação, para que esses veículos sejam atrativos e compreendidos pela maioria da classe trabalhadora.

Comprar

O Negro no Brasil - Júlio José Chiavenato

A explosão do jornalismo 

Ignácio Ramonet

Publisher

R$ 27,00 

O autor trata das mudanças radicais que a Internet tem provocado no jornalismo. “A Internet é totalizadora. Uma lógica nova instala-se – não desprovida de riscos – diferente daquela da produção fordista da era industrial”, aponta Ramonet, ressaltando que agora as pessoas que acessam informações por esta via também querem publicar, querem ser lidas e escutadas, acabando com o sentido único que havia antes na comunicação. O livro trata da crise de identidade que se instalou no jornalismo a partir da disseminação da Internet, aborda a perda de credibilidade dos meios de comunicação e fala de possibilidades de construção de alternativas de reconstrução do papel de contrapoder do jornalismo.

Comprar

Getúlio: 1882 - 1930, dos anos de formação à conquista do poder - Lira Neto

Midiático Poder

Renato Rovai

Publisher

R$ 28,00 

Em 11 de abril de 2002, numa ação liderada pelos grandes meios de comunicação, um fugaz golpe de Estado depunha o presidente eleito da Venezuela, Hugo Chávez. Os fatos que ocorreram nos dias seguintes, a reação da população e dos veículos de internet são estudados neste livro-reportagem. "Midiático Poder", escrito pelo jornalista Renato Rovai, é indispensável para entender o que acontece na Venezuela e também fundamental como reflexão sobre o papel da mídia na disputa política em tempos globais.

Comprar

Lobotomia e Comunicação - André Lobão

Liberdade de expressão x liberdade de imprensa

Venício Lima

Publisher

R$ 35,00

As expressões “liberdade de imprensa” e “liberdade de expressão” são normalmente utilizadas como sinônimos, principalmente pelos meios de comunicação de massa. Defende-se o direito de informar qualquer coisa como se esse assegurasse o direito à liberdade de expressão da sociedade como um todo. Este livro investiga exatamente essa questão, reunindo 23 artigos que abordam aspectos relacionados a ambos os termos. Além das reflexões do autor, o livro ainda traz como anexos a Declaração de Virginia, a Primeira Emenda da Constituição dos EUA, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, o capítulo da Comunicação da Constituição de 1988 e outros.

Comprar

O Evangelho segundo Jesus Cristo - José Saramago

Impérios da Comunicação 

Tim Wu

Zahar

R$ 59,90 

A indústria da comunicação obedece a um implacável movimento cíclico: a cada inovação corresponde uma abertura, logo seguida pelo fechamento, representado por monopolização, controle e mesmo censura isso até que outra invenção venha forçar nova abertura, e assim sucessivamente. Para provar essa ideia, o eminente professor e escritor norte-americano Tim Wu recupera a história das comunicações no século XX. Nesse livro fundamental, ele nos mostra como os grandes monopólios de telefonia, rádio, cinema, televisão e internet se constituíram, lançando mão de mirabolantes golpes comerciais e jurídicos, envolvendo inventores e altos executivos. Somando considerações de ordem econômica a uma ampla reflexão sobre o significado da liberdade na era da informação, Impérios da comunicação lança uma desafiadora pergunta: estará a internet em parte ainda livre de monopólios e de regulamentação restritiva condenada a seguir o ciclo de abertura e fechamento das outras mídias?

Comprar

Redes Sociais

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, térreo, Cinelândia (rua do Amarelinho)
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220 4623
livraria@piratininga.org.br

 

livrariagramsci.com.br