Descrição
O trabalho é um velho desconhecido: denominador comum das sociedades, matéria de nossa vida cotidiana, objeto a circular em disciplinas acadêmicas… e, no entanto, dele conhecemos ainda pouco. Essa é a sensação que temos ao ler as páginas dessa impressionante obra de François Vatin. Nela, economia, física, sociedade e política se articulam em uma análise que busca, a partir de um interesse epistemológico, conhecer a constituição dos conceitos e o desenvolvimento das ideias sobre o trabalho e o trabalhar. O leitor encontrará nessa obra uma profunda discussão sobre os aspectos de base que formam os esquemas analíticos de autores muito diversos (Adam Smith, Karl Marx, Frederick Taylor, J.-M. Lahy…), como também uma análise sobre a força – e a fraqueza – de uma persistente concepção energética do trabalho. Sem dúvida, é uma obra que interessa a todos aqueles que direta ou indiretamente estudam e pesquisam o trabalho.
A tradução dessa obra especialmente voltada para o público brasileiro com a construção de um arranjo inédito feito pelo próprio autor, na forma de um novo livro, preenche uma lacuna não somente no campo da sociologia do trabalho, mas em áreas correlatas da história das ciências. Além de tudo é uma leitura agradável e gratificante conduzindo o leitor, especialista ou não neste campo do conhecimento a muitas descobertas e estímulos a novos estudos. Temos certeza que ela será muito bem recebida pelo público brasileiro.
SOBRE O AUTOR:
François Vatin é Professor de Sociologia na Universidade de Paris X – Nanterre. Com formação em economia e especia-lista em sociologia do trabalho, seus principais temas de pesquisa são: a sociologia do trabalho e do salariato face à mundialização, sociologia econômica, e história do pensamento técnico, econômico e social no século XIX.
Avaliações
Não há avaliações ainda.