Este livro é o retrato da dura batalha travada por Trotsky, no início dos anos 1930, contra a política sectária e ultra-esquerdista da burocracia stalinista na Alemanha.
Em base a uma minuciosa análise da situação internacional e alemã, Trotsky explica qual é a política que deve ser aplicada com vistas a fechar o caminho do poder ao nazismo: a unidade entre todas as forças do proletariado, a defesa física das organizações da classe operária e o combate político-ideológico no seio das classes médias e setores desclassados.
Para Trotsky, a única possibilidade de vencer o nazismo é o proletariado se apresentar perante toda a nação como uma força sólida, unida e decidida. Somente desta forma será possível convencer a pequena-burguesia falida e os elementos desclassados da sociedade de que a única saída viável para a Alemanha não reside nem no nazismo, nem na submissão passiva ao tratado de Versalhes, mas na ditadura revolucionária do proletariado e na cooperação econômica com a URSS.
“A fascistização do Estado significa (…), antes de tudo e sobretudo, destruir as organizações operárias, reduzir o proletariado a um estado amorfo, criar um sistema de organismos que penetre profundamente nas massas e esteja destinado a impedir a cristalização independente do proletariado. É precisamente nisto que consiste a essência do regime fascista.”

Ajuda?