O capitalismo clandestino e a financeirização dos territórios e da natureza

R$45,00

Expressão Popular

Categoria:

Descrição

O presente material é resultado de reflexão e debate coletivos dos membros do Grupo de Trabalho sobre Terras e Territórios do Comitê Internacional de Planejamento para a Soberania Alimentar (CIP), assim como de organizações amigas. Várias organizações e pessoas contribuíram para a redação destas linhas. O CIP é uma plataforma mundial autônoma e auto-organizada de organizações de produtoras e produtores de alimentos em pequena escala, povos indígenas e trabalhadores rurais para promover a soberania alimentar em âmbito mundial e regional.

Este material tem como objetivo proporcionar uma base para movimentos populares, militantes e outras organizações da sociedade civil para desenvolver ou reforçar seus conhecimentos sobre o processo chamado “financeirização” e elaborar estratégias para resistir a ele, revertê-lo ou preveni-lo. Foi elaborado por membros do grupo de trabalho do CIP sobre terra e territórios, que definiu a financeirização da terra e da natureza como um dos desafios comuns e críticos que as organizações-membros enfrentam.

Ele se baseia na experiência e nas análises das organizações-membros do grupo de trabalho sobre terra e territórios do CIP e seu objetivo é estimular a reflexão coletiva e o debate entre todas as organizações interessadas em saber como se opor ao aumento do poder, à influência e ao controle do sistema financeiro global sobre nossos territórios. Em vez de apresentar uma reflexão teórica ou uma análise pormenorizada de todos os aspectos da financeirização, o documento busca proporcionar apoio às organizações de base para que possam entender esse processo e suas implicações para as pessoas e as comunidades em todo o mundo. O documento lança luz sobre as distintas formas pelas quais o capitalismo financeiro se manifesta nos territórios das comunidades, e sobre os atores, lugares, instituições e políticas que impulsionam esses processos. Os diferentes capítulos e o próprio documento são concluídos com um conjunto de perguntas para orientar reflexões e debates adicionais.

Informação adicional

Peso 0.175 kg
Dimensões 21 × 14 × 1 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “O capitalismo clandestino e a financeirização dos territórios e da natureza”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ajuda?